Saiba o que é a Prostatite ( Próstata inflamada )

Também chamada de prostatite, a inflamação da próstata e uma condição que merece atenção. No entanto, ainda é grande o número de pessoas que desconhece essa condição ou que minimizam a necessidade de cuidados específicos.

Isso porque ainda existe um grande tabu em tornos dos cuidados masculinos com a saúde e com o corpo. É por isso que hoje vamos entender um pouco mais sobre essa condição e como resolvê-la adequadamente.

O que é a prostatite

De uma forma geral, a prostatite é uma condição que leva a inflamação da próstata, que por sua vez, é uma glândula do tamanho de uma noz que fica logo abaixo da bexiga do homem, compondo o seu sistema reprodutor.

Normalmente, a forma mais comum de inflamação dessa glândula é por bactérias, chamada prostatite bacteriana aguda. O mais comum é que a próstata seja afetada por bactérias que normalmente já habitam a flora intestinal.

Isso pode acontecer por uma variedade de motivos, mas algumas condições aumentam a pré-disposição ao problema. Uma delas é o aumento que é provocado pelo próprio aumento benigno da próstata, chamado de hiperplasia prostática, felizmente esta condição pode ser tratada com prost active, um produto natural super eficiente.

Relação sexual com penetração anal sem preservativo e uso de cateteres urinários em pacientes com obstrução também pode ser a causa.

Sintomas da próstata inflamada

De uma forma geral, a próstata inflamada é um quadro de início abrupto, e, na maioria das vezes, os sintomas iniciais são o mesmo de qualquer outra inflamação, tais como:

  • Sensação de mal-estar
  • Febre
  • Calafrios
  • Fraqueza
  • Dor

Logo depois dos sintomas iniciais, pode aparecer alguns outros também, que tornam o quadro mais característico pois afetam o sistema urinário, tais como:

  • Aumento da frequência urinária
  • Sensação de ardor ou dor ao urinar
  • Vontade intensa de urinar, que muitas veze não dá nem tempo de chegar ao banheiro
  • Desconforto na região da bexiga

Isso tudo acontece porque a próstata acaba inchando por causa da inflamação. Como ela se localiza em torno da uretra e logo abaixo da bexiga, acaba dificultando a função urinária.

Nos homens que já apresentam a hiperplasia prostática (o aumento benigno da próstata), também é comum que esses sintomas se manifestem.

Mais do que isso, o paciente também pode relatar quadros de náusea intensa e vômitos.

É essencial procurar ajuda médica o mais precocemente e dar início ao tratamento pois em alguns casos, o quadro pode se agravar e provocar uma infecção generalizada, a septicemia, que pode resultar em morte.